SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Um pouco de história do chumbo

chumbo

Um pouco de história do chumbo mostra para você aspectos importantes deste elemento química que humanidade conhece desde a antiguidade.

Então, o chumbo foi um dos primeiros metais conhecidos pelo homem. Assim, existem registros de que o chumbo já utilizado no ano 6400 aC pelo povoado neolítico Çatalhöyük (situado na parte central da atual Turquia). Com as palavras opheret e molybdos os hebreus e antigos gregos faziam referências ao chumbo, respectivamente.

Esse elemento era comumente utilizado em toda a Antiguidade, por exemplo, acredita-se que ele fazia parte dos Jardins Suspensos da Babilônia para reter umidade. A primeira civilização a explorar extensivamente os depósitos de chumbo foi o Império Romano no século V a.C., utilizando as reservas existentes na Península Ibérica para variadas aplicações, como a confecção de objetos (taças e utensílios), fabricação de tubulações e torneiras, produtos de beleza e até na correção da acidez do vinho, através da adição de óxido de chumbo, que conferia à bebida um sabor adocicado.

Incorporados ao padrão de vida do império romano, estima-se que a confecção de produtos baseados no chumbo consumia de 80 mil a 100 mil toneladas do metal por ano. O chumbo teve também papel crucial durante a Revolução Industrial. O símbolo de chumbo Pb origina de seu nome latino, plumbum (oriundo das palavras encanador e encanamento). Termo usado para se referir aos metais suaves de forma mais geral. Na verdade, chumbo e estanho não eram claramente distinguidos até o século XVI; o chumbo era referenciado como plumbum nigrum (cabo preto) e estanho como plumbum candidumor (chumbo brilhante).

Considerações finais

Então, o assunto “2 aplicações do chumbo que são importantes no momento” foi interessante? Dessa forma, você tem que acessar mais posts sobre o chumbo aqui no Clube da Química. Acesse ai.

Mas, caso ainda tenha dúvida, não pense duas vezes junte-se a comunidade do Clube da Química para receber nossas novidades além de tirar suas dúvidas. Assim, conecte-se nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter  e

Linkedin

Sair da versão mobile