SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Teste de chama com Spray

Princípio do teste de chama. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a gasosa de um átomo. Então, na fase gasosa um átomo  é capaz de apresentar somente absorção e emissão de elétrons. Ou seja, os elétrons presentes na última camada (elétrons de valência) saltam para níveis superiores de energia. No caso do sódio, por exemplo, os

Processo de absorção e emissão de fótons

elétrons de valência passam do estado fundamental 3s ao absorverem energia passam para os orbitais excitados 3p, 4p ou 5p. Assim, após alguns monosegundos ao liberarem a energia absorvida (hv), os elétrons retornam para o estado fundamental. Dessa forma, ocorre devido à interação entre a radiação eletromagnética e a matéria, cuja energia do fóton é dada por:

em que h é a constante de Planck (6,63 x 10-34 J s)

Material Necessário

Cor do sódio

Parte Experimental

Cor do cálcio

Considerações finais

Então, o assunto “Teste de chama com Spray” foi interessante? Dessa forma, você tem que acessar mais posts sobre Química Geral no Clube da Química. De qualquer forma convidamos você a descobrir um pouco mais nos posts abaixo. Acesse ai.

Mas, caso ainda tenha dúvida, não pense duas vezes junte-se a comunidade do Clube da Química para receber nossas novidades além de tirar suas dúvidas. Assim, conecte-se nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook e

Linkedin

REFERÊNCIAS

SKOOG, D. A., WEST, D. M., HOLLER, F. J., CROUCH, S. R. Fundamentos de Química Analítica, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
THOMAS, N.C., LYLE, K. S., KNOESPEL, S. Flames tests with flair. Journal chemical Education,  2008, 85(4): 521.

Canal do Educador

Sair da versão mobile