SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

O que é oxigênio medicinal

cilindro oxigênio

O que é oxigênio medicinal descobrir o significado dele durante a Covid-19. Porque ele foi meu amigo para me recuperar dessa doença. Bom, o oxigênio medicinal mantém muitas as pessoas vivas, principalmente aquelas que tem os pulmões danificados.

Então, o oxigênio (O2) é um gás solúvel na água, incolor, insípido, altamente oxidante e não inflamável. Bom, há mais de 200 anos o pai da Química moderna Lavoisier descobriu o gás oxigênio. Afinal de contas, que tipo de oxigênio as pessoas precisam para superar os problemas nos pulmões?

Como comprar oxigênio medicinal?

A princípio, podemos encontrar no comércio dois tipos de cilindros de oxigênio medicinal: o preto e outro verde. Então, recomenda-se o oxigênio do cilindro preto para soldas ou cortes de peças metálicas. Porque esse oxigênio tem uma pureza relativamente baixa. Por outro lado, cilindros verdes contêm o oxigênio considerado terapêutico. Segundo a farmacopeia americana, os cilindros verdes contêm um oxigênio de pureza  de no mínimo 99,5%.

Como nós obtemos o cilindro verde

Para obter o nível de pureza medicinal existem alguns métodos, sendo os principais os que liquefazem o oxigênio e aqueles que usam adsorventes. Então nesse processo, os concentradores de oxigênio primeiro liquefazem o ar pelo processo criogênico. Esse processo constitui basicamente na filtragem, compressão e posterior resfriamento do ar atmosférico. À medida que o ar se resfria, condensam-se a umidade e o dióxido de carbono (CO2) sobre as paredes de um trocado de calor e o ar purificado passa através de duas colunas de destilação. Então, na verdade as colunas têm condensadores na forma de pratos, onde se liquefaz oxigênio e o nitrogênio. Dessa forma, separam-se os dois gases da umidade e do dióxido de carbono.

Um retificador, numa fase posterior, faz a separação do oxigênio do nitrogênio. Assim, nessa etapa do processo separam-se por diferença no ponto de ebulição esses dois gases. Porque o nitrogênio possui um ponto de ebulição de 77,4 K e o oxigênio de 90,2 K. Em virtude dessa diferença, separa-se os dois gases facilmente no retificador.

No caso dos oxigênios usados em hospitais o processo usado é adsorção. Nesse caso, a purificação do oxigênio ocorre com o uso de adsorventes que retém o nitrogênio, dióxido e monóxido de carbono, deixando passar ao oxigênio e componentes como os gases nobres, principalmente o argônio. Dada a sua simplicidade, esse processo o oxigênio medicinal pode ser produzido no local em que será consumido. Nesse caso, o concentrador de oxigênio é formado basicamente por dois compartimentos idênticos. Os dois contêm um material adsorvente feitos de zeolitas. Nesse processo, utiliza-se como matéria prima um ar comprimido pré-tratado, composto de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,9% de argônio e 0,1% outros gases.

Considerações finais

Espero que você tenha descoberto o oxigênio medicinal. Mas caso ainda tenha dúvida não pense duas vezes faça parte da comunidade do Clube da Química para receber nossas novidades. Assim, nos siga em nossas redes sociais no:

Instagram

Facebook

Twitter  e

Linkedin

 

Sair da versão mobile