SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Qual a diferença dos óleos ômega 3, 6 e 9

ômega 3, 6 e 9

Qual a diferença dos óleos ômega 3 6 e 9? Bom, os ômega 3 e 6 são tipos de gorduras boas, presentes em peixes (salmão; sardinha ou atum) e frutos secos (nozes; amêndoas ou castanha de caju). Então, esses óleos são muito importantes para:

Já os ômega 9, não são essenciais porque nosso corpo o produz, mas é a boa relação entre esse três tipos de gordura garante que o organismo se mantenha saudável. Dessa forma, nós nos prevenimos de  doenças como câncer, Alzheimer ou depressão. Para manter níveis adequados de ômegas 3, 6 e 9 e os seus benefícios para a saúde, a suplementação pode ser uma boa opção, especialmente para quem não come peixe pelo menos duas vezes por semana ou no caso de vegetarianos.

Benefícios dos ômegas

Ômegas 3

Encontrados especialmente nos peixes de águas frias como o salmão, identificada como ácidos graxos EPA, ALA e DHA, tem principalmente função anti-inflamatória e por isso ajudam a aliviar a dores articulares, além disso impedem a gordura presente no sangue de endurecer e causar um infarto ou AVC.  Uma alimentação rica em ômega 3 também pode tratar e até prevenir a depressão.

ômega 6

 Identificados com as siglas AL e AA, estão presente nas gorduras vegetais como nozes ou amendoim. São muito importantes na diminuição da pressão arterial e do colesterol, contribuindo para aumentar o colesterol bom, que é o HDL. Além de tudo isso, melhora também a imunidade.

Ômega 9

Presente em alimentos como azeite ou amêndoa, esta gordura é importante para a regulação da temperatura do corpo, produção de hormônios sexuais como o estrogênio e a progesterona, e contribuir para o aumento da absorção de vitaminas A, D, E e K no corpo. É um tipo de gordura produzida no organismo a partir da ingestão do ômega 3 e ômega 6.

O que são as gorduras ômega?

São tipos de gorduras insaturadas que, quando consumidas de forma equilibrada, trazem benefícios à saúde. Os ômegas 3 e 6 são dois grandes grupos das gorduras poli-insaturadas, enquanto o ômega 9 (também chamado de ácido oleico) é o ácido graxo mono-insaturado mais comum encontrado na natureza.

A diferença na nomenclatura deve-se a sua composição química: enquanto as gorduras mono têm apenas uma ligação dupla entre carbonos, as poli insaturadas têm duas ou mais ligações duplas entre carbonos nas cadeias que as compõem.

No caso do ômega 3, ele se divide em alguns tipos:

Já o ômega 6 é dividido em:

Ácido linoleico: encontrado principalmente em óleos vegetais (de girassol, milho, soja), nozes e castanha-do-pará;

Convidamos você a descobrir nos posts a seguir mais sobre os ômegas

O ômega-3 traz benefício para diabéticos tipos 2?

O óleo ômega 3 para que serve e benefícios

Fonte:

Tua Saúde

Viva Bem

 

Sair da versão mobile