SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Quais são as principais vidrarias do laboratório

Vidraria de laboratório

Quais são as principais vidrarias do laboratório é um post em que mostramos uma das principais ferramentas dos químicos. Por exemplo, no post que publicamos no ClubedaQuimica: “Quando você deve parar uma titulação?” falamos do ponto final de uma titulação. A questão lá é quando devemos fechar a torneira de uma bureta. Êpa! Bureta é uma vidraria. Então, sem essa vidraria não tem titulação.

Poderíamos, fica aqui, então, falando o dia todo sobre a importância das vidrarias. Mas vamos lá ao assunto. Assim, convidamos você ir lá post “Quando você deve parar uma titulação? que você vais descobrir coisas interessantes. 

Portanto, nós queremos que você tenha a certeza de que a vidraria juntamente com os reagentes são vitais para um laboratório de Química. Ou seja, sem ela você não realiza o preparo das amostras, medidas de volume e reações.

Bom, se o laboratório de química é mais geral. Por outro lado, as vidrarias têm suas especificidades dependendo do laboratório. Por exemplo, em um química analítica, as vidrarias são diferentes de um laboratório de química orgânica. Então, cada área da química exige um conjunto de vidraria própria para fazer o laboratório funcionar? É isso mesmo, você tem razão. 

Dessa forma, para ajudar você a entender um pouco mais sobre as vidrarias separamos algumas conforme uma atividade específica. Então, vamos lá. 

Vidraria para o preparo e reações de amostra

Bom, você pode usar essa vidraria para dissolver uma amostra. Assim, com elas você pode realizar uma reação sob aquecimento ou calcinação. Dessa forma, se a amostra for líquida e o aquecimento for brando você pode usar as seguintes vidrarias:

Tubo de ensaio

Pipeta graduada

Pipeta volumétrica

Funil de Buchner

Funil de Separação

Béquer

Balão volumétrico

 

Vidrarias de medida de volume

Então, as vidrarias que mede o volume é sem dúvidas nenhuma as mais usadas em laboratórios. Porque, com elas você pode determinar as concentrações das amostras. Bom, você primeiro deve saber que podemos dividir essas vidrarias em medidas aproximadas e exatas. Ou seja, em medidas qualitativas e quantitativas.

Dessa forma, as medidas de volume qualitativas se referem aquelas medidas que não é tão necessária você saber o volume exato. Por exemplo, você precisa de um “tanto de água” para melhorar a visualização de uma titulação. Por outro lado, quando você precisa de analisar uma amostra, então, nesse caso a medida  deve ser a mais exata possível. Bom, aqui você deve usar uma vidraria que mede quantitativamente. Abaixo estão algumas vidrarias qualitativas e quantitativas.

Qualitativa

Quantitativa

Vidraria para testar uma amostra

Muitas vezes, você precisa fazer testes, por exemplo de uma reação, então aqui colocamos alguns exemplos de vidraria. Nesse caso, você tem que usar pequenas quantidades de amostra. Aqui, eu ouvia de meus professores, meninos para nós química “um grão de arroz é para nós um caminhão”. Por causa, da importância de um teste antes de seguir em frente que eu sempre valorizei o tubo de ensaio.

Vidraria para Pesagem

Quando você tem uma amostra sólida e precise pesá-la você pode usar as seguintes vidraria:

Vidraria para a separação de amostra

Uma das tarefas necessárias no laboratório é o processo de separação, sem qual muitas experiências não podem prosseguir devido a pureza da amostra. A separação e purificação de uma mistura pode ser realizada por destilação, separação de líquidos imiscíveis. Nesse caso, o analista tem diversos tipos de funis e acessórios. Abaixo colocamos alguns exemplos.

Vidraria de suporte

Muitas vezes o analista tem que realizar operações do laboratório como aquecimento, resfriamento e armazenamento para isso ele pode usar:

Sair da versão mobile