O hilariante óxido nitroso que vicia

óxido nitroso

O óxido nitroso, também conhecido como gás hilariante cuja fórmula química é N2O, é um gás incolor. Em princípio, o óxido nitroso (N2O) recebe o nome de hilariante porque provoca riso e gargalhadas. Mas, o seu uso não é tão inofensivo como os consumidores podem pensar.  Ou seja, após a inalação do óxido nitroso (N2O) a pessoa tem alguns sintomas que são:

  • euforia
  • dormência do corpo
  • sedação
  • vertigem
  • riso descontrolado
  • movimentos descoordenados
  • visão embaçada
  • confusão
  • tontura e/ou tontura
  • sudorese
  • sentindo-se extraordinariamente cansado ou fraco
  • morte súbita.

A princípio, como os efeitos duram muito pouco tempo, a maioria dos consumidores repete o consumo de óxido nitroso (N2O) por mais um período de 30 a 60 minutos ou até de horas.

Em princípio, se uma grande quantidade de óxido nitroso (N2O) for inalada pode produzir:  

  • perda de pressão arterial
  • desmaio
  • ataque cardíaco.

Por outro lado, a inalação de óxido nitroso (N2O) pode ser fatal se você não receber oxigênio suficiente, o que é conhecido como hipóxia.

Outros nomes

Gás do riso, nitro, N2O, NOS, nangs, whippet, hippy crack, buzz bomb, balões

O óxido nitroso como anestésico

Então, o óxido nitroso (N2O) é um agente anestésico fraco, mas também é considerado o terceiro gás de efeito estufa de longa duração. Dessa forma, como anestésico, utiliza-se o óxido nitroso (N2O)  juntamente com o oxigênio (O2). Então, a adição de óxido nitroso (N2O) ao oxigênio (O2) permite reduzir a quantidade do agente anestésico mais caro. Assim, uma mistura de 20% de óxido nitroso em 80%, por exemplo, é equivalente à aplicação de 15 mg de morfina subcutânea. 

Dessa forma, no post “Tudo sobre a sedação com o óxido nitroso” nós mostramos para você que óxido nitroso (N2O) é muito usado em consultórios dentários. Te convidamos a descobrir mais nesse post. Vá lá e comente no post.

Os efeitos neurológicos do óxido nitroso

Devido ao fato de ser hilariante, utiliza-se o óxido nitroso (N2O), sobretudo, para fins recreativos. Todavia, um dos efeitos danosos à saúde desse gás são os efeitos neurológico ou neuromuscular. Em princípio, os efeitos da intoxicação com óxido nitroso (N2O) começam com formigamento, fraqueza muscular, além de interferir no andar das pessoas.

Infelizmente, a recuperação das pessoas intoxicadas é longa e muitas vezes aleatória.  Então, do ponto de vista médico nós sabemos que o gás óxido nitroso (N2O) interfere no metabolismo da vitamina B12. Bom, essa vitamina desempenha papel essencial no sistema nervoso.

O abuso do uso de óxido nitroso

Em tempos em se fala de pandemia de Covid-19, na Europa e outros países já existia uma epidemia do óxido nitroso (N2O). Esse gás vinha sendo utilizado na Comunidade Europeia pelos adolescentes. Somente na França em 2018 foram relatados mais de 70 casos de pessoas com efeitos neurológicos. Na Inglaterra, o óxido nitroso (N2O) foi associado a 16 mortes adolescentes desde 2007, mas este está longe de ser um problema exclusivo do Reino Unido. Espanha, China e Austrália são alguns países onde tem crescido o aumento do uso recreativo do óxido nitroso (N2O), um agente anestésico em forma de gás que, a longo prazo, pode ter consequências nefastas para a saúde.

Nos últimos anos, somente em Detroit (EUA) era uma cidade popular para uso de óxido nitroso (N2O), com as autoridades descobrindo 25.000 cartuchos de aço nas ruas e estacionamentos. Seu uso recreativo vem crescendo em todo os EUA, mantendo-se popular entre crianças, adolescentes e frequentadores de casas noturnas. 

Fonte:

Wikipédia

Sciences et Avenir

Air Liquide Healthcare

Ecycle

Diários de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *