SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Você sabe o que é química inorgânica

Química inorgânica

A palavra orgânico se refere aos compostos que contêm os átomos de carbono nele. Assim, o ramo da química que lida com o estudo de compostos, que não consiste em átomos de carbono (C)-hidrogênio (H), chama-se ‘Química Inorgânica’. Ou seja, em palavras simples, é o oposto da Química Orgânica. Dessa forma, as substâncias que não possuem ligação carbono (C)-hidrogênio (H) são, sobretudo, os metais, sais, substâncias químicas, etc.

Então, só para você ter uma ideia somente aqui na terra existem cerca de 100.000 compostos inorgânicos naturais.

Bom, a química inorgânica estuda o comportamento desses compostos juntamente com suas propriedades, suas características físicas e químicas também. Em princípio, os elementos da tabela periódica, exceto carbono e hidrogênio, fazem parte da lista de compostos inorgânicos.

Assim, muitos dos elementos tecnologicamente importantes são inorgânicos. Por exemplo: titânio (Ti), ferro (Fe), níquel (Ni) e cobre (Cu). Fórmula Química

Classificação de Compostos Inorgânicos

Então, como podemos classificar os compostos inorgânicos? De modo geral, os compostos inorgânicos se classificam como:

Tipos de reações e exemplos de compostos inorgânicos

Em princípio, existem cerca de quatro tipos de reações químicas da química inorgânica: reações de combinação, decomposição, deslocamento simples e duplo deslocamento.

  1. Reações de Combinação: é a reação em que duas ou mais substâncias se combinam para formar um produto. Por exemplo:  Bário + F2 → BaF2
  2. Reação de Decomposição: É um tipo de reação em que um único elemento se divide ou se decompõe em dois produtos. Por exemplo:  FeS → Fe + S
  3. Reações de Deslocamento Único: Uma reação em que um único átomo de um elemento substitui outro átomo de mais um elemento. Por exemplo:  Zn(s) + CuSO4(aq) → Cu  + ZnSO4(aq)
  4. Reações de duplo deslocamento (ou reações de metátese). Aqui, dois elementos de dois compostos diferentes se deslocam para formar dois novos compostos. Por exemplo: CaCl2(aq) + 2AgNO3(aq) → Ca(NO3)2(aq) + 2 AgCl(s)

Aplicações da Química Inorgânica

A princípio, a química inorgânica tem um grande número de aplicações em diversos campos, por exemplo Biologia, química, engenharia, etc.

Convite especial para você

Então, queremos convidar você a descobrir mais sobre as reações químicas de compostos inorgânicos e sua importância para a estequiometria. Acesse os posts abaixo e descubra mais sobre o assunto

Então, gostou? Bom, então comente e visite nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter  e

Linkedin

Fonte

Byjus

 

Sair da versão mobile