SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Qual papel do sedimento na Poluição aquática

Poluição sedimentos

Qual papel do sedimento na Poluição aquática. Então, antes vamos falar para você sobre a poluição. A poluição da água, ou poluição aquática é a contaminação das fontes de água por substâncias químicas que tornam a água inutilizável para beber, cozinhar, limpar, nadar e outras atividades. Assim, temos diversos tipos poluentes, por exemplo, produtos químicos, lixo, bactérias e parasitas.

Então, todas as formas de poluição acabam chegando à água, como poluição do ar se instala em lagos e oceanos e a poluição do solo vai os rios, riachos, igarapés, rios, mare e, finalmente, chegam ao oceano.

Poluição de sedimentos

A poluição de sedimentos é um tipo de poluição ambiental que ocorre quando substâncias tóxicas, por exemplo, metais pesados e produtos químicos. Por conseguinte, esses poluentes se acumulam em sedimentos de rios, lagos, estuários e oceanos. Mas, dependendo do volume de água, por exemplo, enchentes, água corrente transporta os sedimentos contaminados para outras regiões.

Dessa forma, a poluição de sedimentos afetam negativamente a vida marinha e os ecossistemas aquáticos como um todo. Assim, os organismos que vivem nos sedimentos, por exemplo, crustáceos, peixes e moluscos, entram em contato com a poluição. Assim, além de afetar o ambiente aquático as substâncias tóxicas entram na cadeia alimentar humana.

Os efeitos disso é quando você consume um animais marinho você acaba se contaminando. Por exemplo, numa cidade japonesa de nome Minamata, os seus habitantes foram contaminados por mercúrio. Com consequência muitas pessoas morreram por comerem peixe contaminado por mercúrio. Dessa forma, as fontes comuns de poluição de sedimentos incluem a agricultura, a mineração, a produção de energia e a atividade industrial.

Fatos sobre sedimentos

Considerações finais

Então, o assunto “Qual papel do sedimento na Poluição aquática” foi interessante? Então, você está preocupado com sua saúde, não é mesmo?  De qualquer forma convidamos você a descobrir um pouco mais nos posts abaixo. Acesse ai.

Mas, caso ainda tenha dúvida, não pense duas vezes junte-se a comunidade do Clube da Química para receber nossas novidades além de tirar suas dúvidas. Assim, conecte-se nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter  e

Linkedin

Fonte

Harvard

Sair da versão mobile