SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Qual a diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos

solventes

Então, para você saber qual a diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos você tem que saber o que é cada um. Aqui neste artigos, você encontra, sobretudo, os principais compostos desses dois tipos de substâncias químicas. Leia os dois tipos abaixo e perceba a diferença entre as duas substâncias.

Os compostos orgânicos

Em principio, compostos orgânicos são moléculas que contêm átomos de carbono ligados a outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e halogênios. Eles são a base da vida e formam os blocos de construção dos sistemas biológicos.

Então, você encontra os compostos orgânicos em uma variedade de fontes, incluindo plantas, animais e combustíveis fósseis. Eles são essenciais para muitas indústrias, incluindo produtos farmacêuticos, agricultura e produção de energia.

Existem inúmeros compostos orgânicos, que são moléculas que contêm carbono em sua estrutura.

Alguns exemplos de compostos orgânicos

Então, existem uma infinidade de exemplo de compostos orgânicos. Dessa forma, você encontra alguns exemplos de compostos orgânicos.

Compostos inorgânicos

Himalaya salt

A princípio, os compostos inorgânicos são compostos químicos que não contêm ligações carbono-hidrogênio, características dos compostos orgânicos. Dessa forma, os compostos inorgânicos incluem uma variedade enorme de substância

Alguns exemplo de compostos inorgânicos

Então, da mesma forma que os compostos orgânicos existem também uma infinidade de compostos inorgânicos. Por exemplo, sais, metais, minerais, ácidos, bases e muitos outros. Assim, para você ter uma ideia melhor colocamos alguns exemplos abaixo.

  1. Cloreto de sódio (NaCl) – sal de cozinha
  2. Carbonato de cálcio (CaCO3) – encontrado em giz, calcário e mármore
  3. Óxido de ferro (Fe2O3) – ferrugem
  4. Nitrato de potássio (KNO3) – usado em fertilizantes e como conservante de alimentos
  5. Ácido sulfúrico (H2SO4) – um ácido forte usado em muitos processos industriais
  6. Óxido de alumínio (Al2O3) – usado na produção de cerâmica e como agente de polimento
  7. Amônia (NH3) – um composto usado na produção de fertilizantes e como refrigerante
  8. Dióxido de carbono (CO2) – um gás de efeito estufa e um componente importante da atmosfera da Terra.

Além disso, os compostos inorgânicos desempenham um papel crítico em muitos processos químicos e industriais, bem como na vida cotidiana. Eles são frequentemente usados ​​como catalisadores, pigmentos, materiais de construção e como componentes de muitos produtos de consumo.

Considerações finais

Então, o assunto “Qual a diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos” foi interessante?  Dessa forma, você tem que acessar mais posts sobre Química Orgânica. De qualquer forma convidamos você a descobrir um pouco mais nos posts abaixo. Acesse ai.

Mas, caso ainda tenha dúvida, não pense duas vezes junte-se a comunidade do Clube da Química para receber nossas novidades além de tirar suas dúvidas. Assim, conecte-se nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter  e

Linkedin

Sair da versão mobile