Então, o é substâncias húmicas e seus benefícios para o meio ambiente. Em princípio, as substâncias húmicas são um grupo complexo de compostos orgânicos. Elas se formam da decomposição de matéria orgânica, como plantas, animais e microrganismos, em solos e sedimentos de corpos d’água.
Elas se caracterizam por serem moléculas de alto peso molecular, com grande variedade de estruturas químicas. Então, a composição química das substâncias húmicas são basicamente de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N) e enxofre (S).
Em princípio, as substâncias húmicas são a fração mais estável da matéria orgânica do solo. Além disso, elas constituem de 85 a 90% da reserva total do carbono orgânico do solo. Então, existem basicamente três tipos de substâncias húmicas: ácidos fúlvicos, ácidos húmicos e huminas. Existem nos solos, nas águas naturais e nos sedimentos.
Qual a importância das substâncias húmicas no meio ambiente?
Devido a diversas características, no meio ambiente as substâncias húmicas desempenham papel importante. Por exemplo
- Contribuir para a retenção de calor
- Estimula a germinação de sementes e o desenvolvimento de raízes
- Atuam contra a erosão, evitando o escoamento, pois, por apresentar agregados oriundos da combinação com argilas, possuem alta capacidade de retenção de água
- Estimulam o crescimento do fitoplâncton em ambientes aquáticos, visto que governam a produtividade primária
- Em águas superficiais participam de reações fotoquímicas
- Atuam como agentes complexantes de diversos íons metálicos
- Adsorvem diversos poluentes orgânicos, como pesticidas, diminuindo assim as concentrações desses materiais no ambiente
- São fontes de energia para os organismos benéficos do solo, como algas, fungos, bactérias e pequenos animais
O que são substâncias húmicas e fúlvicas?
Em princípio, os ácidos húmicos são a fração mais solúvel em meio alcalino e possuem coloração mais escura. Eles são moléculas maiores das substâncias húmicas provenientes da polimerização de moléculas menores.
Por outro lado, os ácidos fúlvicos são a fração mais solúvel em meio ácido e possuem coloração mais clara. A princípio, os ácidos fúlvicos resulta da quebra dos ácidos húmicos e, dessa forma, suas moléculas são menores. Já as huminas são a fração menos solúvel e possuem uma estrutura mais resistente à decomposição.
Em resumo, tanto as substâncias húmicas quanto as fúlvicas são componentes orgânicos importantes e desempenham um papel fundamental na fertilidade do solo, na retenção de nutrientes e na proteção das plantas contra patógenos e estresses ambientais.
Considerações finais
Então, o assunto “Substâncias húmicas e seus benefícios para o meio ambiente” foi interessante? Por outro lado, convidamos você acessar os posts sobre reações químicas para descobrir mais sobre o assunto nos seguintes posts:
- Revista reações químicas
- 10 razões porque as reações químicas são importantes
- 7 reações químicas incríveis
- Químicos deixaram de inovar nas reações químicas
- O que há na queimada da floresta Amazônica?
- Como o vilão dióxido de carbono é preso
Mas, caso ainda tenha dúvida, não pense duas vezes junte-se a comunidade do Clube da Química para receber nossas novidades além de tirar suas dúvidas. Assim, conecte-se nas nossas redes sociais:
Twitter e




