SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Todos os elementos químicos existentes já foram descobertos?

Dr Genilson Pereira Santana

Então, todos os elementos químicos existentes já foram descobertos? Em princípio, essa pergunta nos leva pensa o que é um elemento químico. Assim, um elemento químico é uma substância pura que perde sua identidade quando decomposta perdendo elétrons e prótons, por exemplo em reatores nucleares. 

Ou seja, cada elemento se caracteriza por ter um número atômico único, que representa o número de prótons encontrados em seus átomos. Dessa forma, os elementos são os blocos de construção básicos da matéria e estão listados na tabela periódica dos elementos.

A princípio, cada elemento possui propriedades químicas e físicas únicas, incluindo massa atômica, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e reatividade química. Alguns exemplos de elementos químicos comuns incluem o oxigênio, carbono, hidrogênio, ferro e ouro.

Então, os elementos tem a capacidade de se combinar entre si para formar substâncias químicas através de reações químicas. Dessa forma, a combinação dos elementos em diferentes proporções resulta em uma ampla variedade de substâncias com diferentes propriedades e características. Portanto, a compreensão dos elementos químicos e suas interações é fundamental para a química, a ciência dos materiais, a física e muitas outras áreas científicas.

Será que todos os elementos foram descobertos?

Então, quando nós vamos verificar a descoberta dos elementos químicos, verificamos que existem aqueles o que não ocorrem naturalmente na Terra. Então, qual a origem desses elementos? Esses são elementos artificiais aqueles produzidos com reações nucleares.

De modo geral, esses elementos geralmente são instáveis e têm vidas úteis muito curtas. Ou seja, são elementos que se decompõem rapidamente em outros elementos mais estáveis.

Então, colocamos para você alguns exemplos de elementos artificiais para você descobrir:

  1. Tecnécio (Tc): É o primeiro elemento artificial produzido pelo homem em 1937. Utiliza-se esse elemento em aplicações médicas, como em exames de diagnóstico por imagem.

  2. Promécio (Pm): Foi o segundo elemento artificial produzido em 1945. Utiliza-se esse elemento em aplicações de sinalização, como em marcadores radioativos.

  3. Neptúnio (Np): Foi o primeiro elemento transurânico artificial produzido, em 1940. É um componente chave nos reatores nucleares.

  4. Plutônio (Pu): É um elemento artificial produzido pela primeira vez em 1940. É amplamente conhecido por seu uso em armas nucleares. Mas, utiliza-se o plutônio como combustível em reatores nucleares.

  5. Amerício (Am): Produzido pela primeira vez em 1944. Utiliza-se esse elemento em detectores de fumaça e em instrumentos que medem a umidade do solo.

Além desses, vários outros elementos artificiais, por exemplo: berquélio (Bk), califórnio (Cf), einstênio (Es), férmio (Fm), mendelévio (Md), nobélio (No), laurêncio (Lr) e muitos outros.

Como podemos verificar a resposta para o titulo deste artigo “Todos os elementos químicos existentes já foram descobertos?” vai depender da tecnologia e vontade do homem. Mas, se acredita que todos os elementos naturais já foram descobertos. 

Considerações finais

Então, o assunto “Todos os elementos químicos existentes já foram descobertos?” foi interessante? Dessa forma, você tem que acessar mais posts sobre os elementos químico, por isso convidamos você a acessar a seção da tabela periódica aqui no Clube da Química. Acesse ai.

Mas, caso ainda tenha dúvida, não pense duas vezes junte-se a comunidade do Clube da Química para receber nossas novidades além de tirar suas dúvidas. Assim, conecte-se nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter  e

Linkedin

Sair da versão mobile