SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Descubra porque o gás natural não é um recurso renovável

Gás Natural

Descubra porque o gás natural não é um recurso renovável.  Em primeiro lugar, o gás natural é um combustível fóssil formado a partir da decomposição de matéria orgânica ao longo de milhões de anos. Assim, a sua composição química é principalmente o metano (CH4) e outros hidrocarbonetos leves.

Por outro lado, os recursos renováveis são aqueles naturalmente reabastecidos em uma escala de tempo humana. Por exemplo:  energia solar, eólica, hidrelétrica e biomassa. Essas fontes de energia tem como alimentação os processos naturais contínuos e não se esgotam.

Então, os combustíveis fósseis, como o gás natural, levaram longo de períodos geológicos extremamente longos e estão em quantidade limitada na Terra. Uma vez que,  esses recursos são extraídos e queimados para produzir energia, eles não podem ser substituídos em um curto período de tempo.

Embora, o gás natural seja uma fonte de energia relativamente limpa em comparação com outros combustíveis fósseis, sua extração e queima ainda contribui para a emissão de dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes. Ou seja, o gás natural também leva ao aquecimento global e à poluição do ar. Portanto, embora o gás natural possa ser menos prejudicial em comparação com o carvão ou o petróleo, ele não tem a classificação de ser uma fonte renovável de energia.

Quais são os tipos de gás natural?

Toda geração de energia tem nuances. Alguns tipos de gás natural são mais éticos ou mais ecológicos do que outros, apesar de todos prejudicarem o planeta desde a extração até o uso. Embora venha do mesmo lugar, a formação de gás natural ocorre de algumas maneiras, mas apenas em paisagens sem oxigênio, e elas incluem:

  • Termogênico: Altas temperaturas se formam a partir da pressão do sedimento, liberando gás à medida que quebra as ligações de carbono na matéria.
  • Biogênico: Esta matéria está na superfície em vez de abaixo. O clássico cheiro de ovo podre emana de fazendas e aterros por causa do esterco de vaca e outras matérias orgânicas – mas não é só isso. É porque os microrganismos comem e produzem metano como subproduto. Estes são chamados metanogênicos.
  • Abiogênico: O planeta já possui depósitos de carbono que existem desde o início. Eles estão cheios de hidrogênio. Estes produzem naturalmente gás natural à medida que se decompõem.

A indústria usa essas fontes para produzir os numerosos gases e óleos necessários para abastecer um planeta dependente de combustíveis fósseis. O mais comum é o metano, o detrator mais crítico do gás natural devido ao impacto que causa na atmosfera. 

Alguns poderiam argumentar que a geração biogênica é mais ecologicamente consciente do que outros tipos de gás natural porque não requer tantas medidas ambientalmente invasivas quanto a perfuração. Ainda que o gás natural tenha uma produção orgânica ele não faz de sua coleta e utilização uma fonte de consciência tranquila.

As vantagens e desvantagens do gás natural

Sair da versão mobile