Em princípio, você convive todos os dias com diversos tipos de pragas sem saber ou mesmo sentir. Então, coo essas pragas chegam até você? Dentre as quais, estão as formigas urbanas um inseto que tem disseminado fungos e bactérias. Essa disseminação contribui para proliferar doenças principalmente pela contaminação de alimentos. Para o controle das formigas urbanas destaca-se o uso de isca, cuja composição química tem pequenas quantidades de sulfluramida. A baixa concentração de sulfluramida tem a vantagem de oferecer baixo risco de contaminação a humanos.
O que é sulfluramida afinal de contas?
Em princípio, emprega-se a sulfluramida no controle de formigas cortadeiras. Então, quando se degrada no solo, a sulfluramida se transforma em PFOS (sulfato de perfluorooctano). Ou seja, forma-se uma substância tóxica bioacumulativa que pode persistir no meio ambiente por centenas de anos. Assim, o uso do agrotóxico contribui para contaminação da água e do solo, acumulando-se nos alimentos.
Como funcional sulfluramida?
A princípio. as formigas operárias levam a isca contendo pequena quantidade sulfluramida para o interior do formigueiro. A saber, inseticida se distribui para os demais indivíduos do ninho, como as larvas, os jovens e as rainhas. Assim, a sulfluramida adere ao óleo glândula localizado na cabeça do inseto. Então, uma vez grudado na cabeça a sulfluramida provoca a morte. Porque ela inibe a produção de energia nas mitocôndrias, estruturas celulares responsáveis por essa função no organismo da formiga.
Considerações finais
Então, o assunto “Como a sulfluramida da isca mata a formiga” foi interessante? Dessa forma, você tem que acessar mais posts sobre o flúor aqui no Clube da Química. Acesse ai.
Bom, descubra mais sobre como manter os dentes lindos nos seguintes posts
Mas, caso ainda tenha dúvida, não pense duas vezes junte-se a comunidade do Clube da Química para receber nossas novidades além de tirar suas dúvidas. Assim, conecte-se nas nossas redes sociais:
Twitter e




