SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

A Química dos esmaltes de unhas

Esmalte

Química dos esmaltes de unhas, como é que isso? Então, as unhas sempre embelezaram as mulheres. As mulheres usam esmaltes há mais de três mil anos. Dessa forma, elas usam pigmentos para ficar mais bonitas.

A beleza das unha começou como um ritual nobre em seguida tornou-se um simbolo de poder e riqueza. Dessa forma, com o tempo pintar as unhas se popularizou. Hoje, o número de mulheres e homens que pintam as unhas é enorme.

Agora de que é feita o esmalte que embelezam as unhas?

Em princípio, a composição do esmalte é:

Os solventes e seus efeitos são:

A princípio, as resinas mais utilizadas são nitrocelulose que  é composta por solventes orgânicos e aditivos. Então, a função dessas resinas é aderir o esmalte sobre as unhas. Por outro lado, quando é inalada ou entra em contato com a pele pode provocar dermatite de contato.

Leia também

Hidrocarboneto acetona ou propanona para que serve

O que aconteceria se eu bebesse cinco bebidas energéticas de uma vez?

Como usar queratina no cabelo

Descubra agora o que é sustentabilidade segundo a química

Saiba hoje mesmo a diferença entre desinfetantes e antissépticos

Copaíba: óleo da Amazônia que cura

Os plastificantes, por sua vez, são:

Por últimos temos os pigmentos com origem em substâncias orgânicas ou inorgânicas. Por exemplo: flores, folhas, compostos orgânicos sintetizados, óxidos de ferro, crômio, cobalto etc.

Deve ser chamada a atenção novamente que a beleza nas unhas está ligada ao uso de substâncias tóxicas. Ao usar esse substâncias, você pode ter algumas doenças, além de causar contaminação do ambiente.

Fonte: eCycle

Sair da versão mobile