Química dos esmaltes de unhas, como é que isso? Então, as unhas sempre embelezaram as mulheres. As mulheres usam esmaltes há mais de três mil anos. Dessa forma, elas usam pigmentos para ficar mais bonitas.
A beleza das unha começou como um ritual nobre em seguida tornou-se um simbolo de poder e riqueza. Dessa forma, com o tempo pintar as unhas se popularizou. Hoje, o número de mulheres e homens que pintam as unhas é enorme.
Agora de que é feita o esmalte que embelezam as unhas?
Em princípio, a composição do esmalte é:
- 85% de solventes.
- 15% de resinas, plastificantes e outros componentes.
Os solventes e seus efeitos são:
- Acetato etílico ou butílico: possui efeito tóxico no ambiente aquático.
- Tolueno: é um diluente comprovadamente cancerígeno. Ele causa irritações à pele. Por exemplo, vermelhidão, dor e ressecamento, danos ao sistema nervoso central, rins e fígado. Além disso, o tolueno é tóxico ao ambiente.
- Álcool isopropílico: pode causar alergia no contato direto com a pele. Ele também prejudica fauna, flora e ambientes aquáticos. Quando derramado, ele infiltra e atinge o lençol freático, contaminando-o.
- Dibutilftalato: potencial elevado de afetar alguns organismos aquáticos e causa irritação à pele.
- Formaldeído ou formol: também utilizado como esterilizante. Essa substância pode causar irritabilidade na pele e câncer.
A princípio, as resinas mais utilizadas são nitrocelulose que é composta por solventes orgânicos e aditivos. Então, a função dessas resinas é aderir o esmalte sobre as unhas. Por outro lado, quando é inalada ou entra em contato com a pele pode provocar dermatite de contato.
Leia também
Hidrocarboneto acetona ou propanona para que serve
O que aconteceria se eu bebesse cinco bebidas energéticas de uma vez?
Como usar queratina no cabelo
Descubra agora o que é sustentabilidade segundo a química
Saiba hoje mesmo a diferença entre desinfetantes e antissépticos
Copaíba: óleo da Amazônia que cura
Os plastificantes, por sua vez, são:
- Cânfora: um produto natural obtido das folhas da planta medicinal canforeira.
- Copolímero de etileno: garante a estabilidade do filme formado, cuidando para que não esfarele.
- Polimetilacrilato: tem a função de unir os demais ingredientes.
- Esteralcônio de hectorita: quando submetido à temperatura corporal (em torno de 36° C) ele causa a evaporação dos solventes do esmalte.
- Poliuretano: evita a acumulação e deposição no fundo do vidro de esmalte.
Por últimos temos os pigmentos com origem em substâncias orgânicas ou inorgânicas. Por exemplo: flores, folhas, compostos orgânicos sintetizados, óxidos de ferro, crômio, cobalto etc.
Deve ser chamada a atenção novamente que a beleza nas unhas está ligada ao uso de substâncias tóxicas. Ao usar esse substâncias, você pode ter algumas doenças, além de causar contaminação do ambiente.
Fonte: eCycle





