Como são os hidrocarbonetos de ocorrência natural e seus derivados. A borracha natural, por exemplo, é aqueles compostos orgânicos que contém longas cadeias de ligações duplas C = C alternadas e ligações simples C-C.

Os hidrocarbonetos naturais nos cercam com uma variedade muito grande cheiros desde os mais agradáveis até ao malcheirosos. Dessa forma, esses compostos são conhecidos como óleos essenciais, geralmente extraídos de plantas e possuem um cheiro distinto. Os óleos essenciais, por exemplo, são usados em perfumes e medicamentos.
Leia também
Hidrocarbonetos
Nossos hidrocarbonetos do dia a dia
O que são hidrocarbonetos aromáticos
Quem são os hidrocarbonetos: Butano Propano
Nós podemos obter esses compostos de duas formas: extração de vapor ou extração por solventes. O processo a vapor consta no esmagamento das flores e depois destilando a vapor (arraste a vapor). A extração com solventes consiste em usar solventes não polares ou absorvidos em panos revestidos de graxa nos quais as plantas são embrulhadas.
Classes dos hidrocarbonetos
Muitos desses óleos essenciais pertencem a classes de compostos conhecidos como terpenos e terpenóides. Sendo assim, os terpenos são hidrocarbonetos que geralmente contêm uma ou mais ligações duplas C = C. Os terpenóides, são análogos dos terpenos que contêm oxigênio. Exemplos de terpenos incluem α-pineno e β-pineno.

Cânfora e mentol exemplos de terpenóides.

Podemos incluir também os terpenóides geranial e neral, formados por um par de estereoisômeros cis/trans encontrados no óleo de limão. Geranial tem um forte odor de limão, por exemplo. Neral tem um sabor mais adocicado e menos intenso.

Embora os terpenos e terpenóides discutidos até agora tenham estruturas muito diferentes, eles têm uma propriedade importante em comum: todos eles contêm 10 átomos de carbono, nem mais nem menos. Dessa forma, não é surpreendente que também possamos encontrar sesquiterpenos (15 átomos de carbono), diterpenos (20 carbonos), triterpenos (30 carbonos) e assim por diante. Exemplos importantes desses compostos incluem a vitamina A e o β-caroteno, que dá às cenouras sua cor característica.


Os esteróides não são terpenos ou terpenóides no sentido literal pois ele não contêm o número característico de átomos de carbono. Considere o colesterol, por exemplo, que é um dos esteróides mais importantes.

A análise dessa estrutura sugere a fórmula C27H46O, que não se ajusta ao padrão esperado de um terpenóide. O precursor biossintético dessa molécula, entretanto, é um triterpeno de 30 carbonos que é convertido em colesterol por uma série de reações catalisadas por enzimas. Assim, a propriedade mais importante dessa molécula é o fato de que, com exceção do grupo -OH no canto esquerdo inferior da molécula, não há nada na estrutura desse composto que o torne solúvel em água.
Veja mais sobre os hidrocarbonetos
O colesterol é o precursor biossintético para a síntese de todas as principais classes de hormônios, os mensageiros químicos que coordenam a atividade de diferentes células em um organismo multicelular. Os hormônios esteróides incluem a progesterona (desempenha um papel vital na gravidez), estrogênios e androgênios.

Os estrogênicos, como a estrona e o estradiol, têm três funções:
- São responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias que aparecem no início da puberdade nas mulheres.
- Participam dos ciclos ovariano e do estro e, portanto, são outro modelo para a concepção de anticoncepcionais orais.
- Estimulam o desenvolvimento das glândulas mamárias durante a gravidez.







