O que os catalisadores tem de especial

Reação química

O que os catalisadores tem de especial? Essa é a pergunta. Bom! Os catalisadores são os heróis anônimos das reações químicas que fazem a sociedade humana funcionar. Um catalisador é um material que acelera as reações químicas. Com a ajuda de um catalisador, moléculas reagem em segundos.

As fábricas utilizam os catalisadores para fazer de tudo, de plástico a medicamentos. Os catalisadores transformar petróleo e carvão em combustíveis líquidos. Eles estão presente no nosso organismo, por exemplo, enzimas são importantes para o funcionamento de nosso metabolismo.

Em princípio, a maioria dos catalisadores são sólidos e feitos de metais ou óxidos, sulfetos e haletos metálicos e semimetálicos como boro e silício.  

Existem dois tipos gerais de reações catalisadas:

  • Heterogênea: quando o catalisador e o reagente estão em duas fases diferentes, por exemplo, catalisador sólido e reagente em solução.

  • Homogênea: quando o catalisador e o reagente estão na mesma fase, por exemplo catalisador e  reagentes dissolvidos na mesma solução.

Gráfico de uma reação catalítica
Gráfico de uma reação catalítica

 

Processos catalíticos e seus catalisadores

processocatalisador
síntese de amôniaFerro
Fabricação de ácido sulfúricoÓxido de nitrogênio (II), platina
Craqueamento de petróleoZeólitas
Hidrogenação de hidrocarbonetos insaturadosNíquel, platina ou paládio
Oxidação de hidrocarbonetos em escapamentos de automóveisÓxido de cobre (II), óxido de vanádio (V), platina, paládio
Isomerização de n-butano em isobutanoCloreto de alumínio, cloreto de hidrogênio

Os catalisadores e os carros movidos a hidrogênio

Para um carro elétrico funcionar ele precisa de um catalisador em sua célula a combustível de hidrogênio. Dessa forma, nesses dispositivos, o gás hidrogênio (H2) reage com o gás oxigênio (O2) para formar água (H2O) e eletricidade. Esses sistemas podem ser encontrados em um veículo a hidrogênio. Dessa forma, a célula a combustível separam as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio. Sem alguma ajuda, porém, essa separação é muito lenta. Dessa forma, a célula de combustível usa um catalisador para acelerar a  separação. Então, a platina funciona bem em células de combustível. A princípio, a superfície da platina atrai as moléculas de água na forma de gás para fazer a separação.

 

 

Conversor catalíticoFigura carros de hoje contam com um conversor catalítico, como o mostrado na seção transversal aqui. Esses dispositivos ajudam a decompor os gases de escape em produtos químicos (como a água) que são menos tóxicos para o meio ambiente.

Leia também

O que é uma reação química?

Estequiometria nas reações químicas

Dez inovações químicas que mudarão nosso mundo

A natureza das reações químicas

Durante anos, utilizou-se a platina como catalisadora, principalmente, para remover poluentes prejudiciais dos gases de escapamento, por exemplo, os carros agora dependem de conversores catalíticos. Mas a platina tem algumas desvantagens, por exemplo, é cara, usadas como joias sofisticadas e difícil de obter. Então, desenvolveram-se outro catalisadores, por exemplo, paládio e irídio. Assim, como a platina, no entanto, ele são caros e difíceis de obter.

Fonte:

Britannica

Science for Students

Mettler Toledo

Chemistry Libre Texts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *