SITEMIX
Ícone do site Clube da Química

Porque a quitosana é uma substância importante na sua vida

Camarão

Por que a quitosana é uma substância importante na sua vida? Em princípio, a quitosana é um biopolímero β-(1-4)-N-acetil-D-glucosamina de origem natural derivado do processo de desacetilização da quitina. Então, sua denominação usual é quitina, que deriva da palavra grega chiton, significando um revestimento protetor para invertebrados. A quitina pode ser identificada em diferentes seres vivos, como camarão, lagosta, escorpião, formigas, besouro, aranha, barata, algas verdes, leveduras, fungos, entre outros.

Camarão

O camarão apresenta na sua composição cerca de 5 a 7% de quitosana

Lagosta

A lagosta apresenta na sua composição cerca de 10% de quitosana

Siri

O siri apresenta em sua composição de 15 a 20% de quitosana

Estes polímeros não apresentam toxicidade, bem como, são biodegradáveis e disponíveis no meio ambiente através de animais e em algumas plantas.

Estrutura química da quitosana

 

Quitosana

Quitosana é um polissacarídeo catiônico produzido através da desacetilação da quitina  através de um processo de alcalinização sob altas temperaturas.  Devido aos agrupamentos aminos, presentes na cadeia polimérica, quitosona apresenta sobretudo um conjunto de propriedades específicas, como reatividade e, em pH < 6,5 exibem capacidade de realizar adsorção catiônica. 

Aplicação da quitosana

Em princípio, a quitosana tem diversas aplicações. Por exemplo:

Benefícios da quitosana

Considerações finais

Então, o assunto “Porque a quitosana é uma substância importante na sua vida” foi interessante? Dessa forma, você tem que acessar mais posts sobre os óleos ômega que ajudam na sua saúde, por isso convidamos você. Acesse ai.

Mas, caso ainda tenha dúvida, não pense duas vezes junte-se a comunidade do Clube da Química para receber nossas novidades além de tirar suas dúvidas. Assim, conecte-se nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter  e

Linkedin

Fonte:

Química Nova na Escola 

Poupafarma

Wikipédia

Sair da versão mobile